top of page

Biofísica na Fisioterapia 

 

A biofísica é fundamental para a fisioterapia, pois é a ciência que estuda a biologia em si. Ela busca enxergar o ser vivo, o tempo, a energia e a matéria que o nosso corpo ocupa. A disciplina proporciona aos alunos os conhecimentos necessários para que possam desenvolver um raciocínio lógico e abrangente no que se refere às leis e princípios que embasam a biofísica aplicada aos sistemas biológicos e às necessidades da Fisioterapia.

A Biofísica tem como característica o estudo da Biologia usando métodos e princípios científicos da Física. Podemos considerar que a ciência não orbita suas disciplinas marcantes como a química, biologia, e física em órbitas separadas, e sim como um conjunto interdisciplinar. Sua área de atuação é vasta, sem falar que o estudante pode compreender vários fenômenos que fazem parte do seu corpo que diariamente se transforma e está sempre repetindo seus ciclos vitais para vida. Aspectos como eletricidade, eletromagnetismo, mecânica, e física nuclear fazem parte da composição de vários fenômenos biológicos. A bioeletricidade, por exemplo, está relacionada com a voltagem estática das células dentro do nosso corpo, como uma corrente elétrica que passa pelos nossos nervos e músculos, proveniente de um potencial de ação. Ela está em toda parte, e um profissional que estuda na área da saúde, tem que aprender os conceitos da biofísica, cada ação e reação que há dentro do nosso corpo. Nesta junção da Biologia com a Física o compartilhamento de teorias possibilita criar novos horizontes científicos, e desenvolver aparelhos que trazem maior conforto aos pacientes.

Através do estudo da Biofísica podemos exercer tratamentos dentro da fisioterapia que envolva calor e frio, eletricidade, e vários outros métodos que permitem aliviar dores e desconfortos, que são usados como processos antiinflamatórios para o paciente.

 

bottom of page