top of page

Porque estudar Anatomia?

 

 

O fisioterapeuta é um profissional que trabalha com funcionalidade, recuperando, mantendo e até prevenindo sua perda. A importância da anatomia para a fisioterapia está no fato de ser impossível uma boa avaliação e prescrição de exercícios sem o conhecimento das estruturas anatômicas lesadas e suas funções. O fisioterapeuta tem que saber os nomes dos músculos, suas origens, inserções e funções pra saber o que trabalhar, depois de detectar, na avaliação, as funções que estão prejudicadas. Ele precisa saber os trajetos dos nervos e os músculos que eles inervam pra entender quais são os movimentos que um paciente com lesão neurológica perdeu e aqueles que ele tem preservados.

Enfim, um bom conhecimento de anatomia é fundamental para que um tratamento fisioterápico seja bem sucedido e o paciente receba alta com a maior funcionalidade possível.  A anatomia humana é a ciência que estuda a morfologia do corpo humano, embora a anatomia seja essencial ao ensino da área de saúde, alertaram que, inúmeras vezes, os estudantes vêm a perceber a devida importância da anatomia somente quando se encontram ao lado de um leito do seu paciente - uma situação tão corriqueira na vida do profissional da área da saúde, quando ele tem a oportunidade de comprovar todo o conhecimento adquirido durante sua vida acadêmica.

Diante de tal exigência social, as instituições de ensino têm a responsabilidade de gerar o conhecimento e a produção científica, considerando as necessidades da comunidade que as norteiam e compartilhando a ciência. Aprender anatomia de forma significativa requer conhecimento da nomenclatura específica, porém, mais importante do que esse  conhecimento,  de caráter altamente memorístico, requer também da relação entre nome - posição - forma-função auxiliando no diagnóstico e possível tratamento. Portanto a anatomia é uma disciplina da maior importância para a fisioterapia. 

 

bottom of page