top of page

O que é Gameterapia ?

 

 

 

Jogos de vídeo game, nos dias de hoje não são mais o que costumavam ser, até há alguns anos atrás. Rompendo com a sua imagem estereotipada, os jogos está sendo levado muito a sério . Há uma enorme demanda por consoles de videogames, como Xbox, PlayStation e Wii No entanto, é difícil avaliar se alguém poderia imaginar que o jogo poderia ter seus efeitos de longo alcance, mesmo no campo da medicina. De um lado, vários adolescentes enfrentam a ira de seus pais por conta dos games  e Hoje não é apenas um mero entretenimento. O que é Gameterapia? Hoje, os games passou há ser sem fio e muito além de 'fios e cabos conectados. “Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos podem ajudar a tratar / ajudar os pacientes. Primeiro veio o Nintendo Wii que lhe permitiu trazer jogos ao ar livre, como golfe, boliche e muito mais para sua sala de estar, garantindo ao mesmo tempo que você se divirta e continue fisicamente ativo e não simplesmente jogar o jogo através de um avatar na tela. Agora, temos o Microsoft Kinect e PlayStation Move, projetado nas linhas semelhantes. Basicamente, esses consoles de jogos baseados em sensores, juntamente com jogos especialmente concebidos, servir como uma ferramenta eficaz para o tratamento. Por exemplo, um paciente paralítico pode jogar alguns jogos, que ajudarão a melhorar a sua flexibilidade, alcance e autoconfiança. Pode ajudar as pessoas que foram vítimas de paralisia e derrame cerebral, as crianças que sofrem de autismo, dislexia etc..., e também serve como uma distração para a recuperação de vítimas de queimaduras e como alternativa para a anestesia em caso de uma pequena cirurgia.

A Fisioterapia é individualmente um recurso terapêutico de primeira linha para a prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação do paciente, sendo necessária a presença assídua do fisioterapeuta. Os tradicionais exercícios de reabilitação podem ser demasiados e repetitivos, conduzindo o paciente à rápida perda de interesse na terapia.

Sessões de fisioterapia são muitas vezes repetitivas e até mesmo dolorosas, mas com a  Gameterapia, o cenário é outro. Na brincadeira os pacientes se esquecem até que estão em tratamento. As pessoas conseguem mudar o foco e a atenção da terapia, o que alivia o tédio causado pelos movimentos repetitivos que envolvem a reabilitação.

A tendência da "Gameterapia" é tão forte que, no Canadá, onde tudo começou, já existe um videogame específico para fisioterapia. O preço é um pouco salgado: US$13 mil, algo em torno de 
R$22 mil. Mas o iREX traz mais de 20 jogos de realidade virtual e ambientes projetados especificamente para a terapia física. 

bottom of page